As camarinhas são frutos silvestres de um arbusto a que chamam camarinha ou camarinheira (corema album) pertencente à família das Ericaceae. A camarinheira floresce na primavera, de Março a Maio e dá os frutos brancos (drupas), durante o verão, de Julho a Setembro.

Os frutos da camarinheira fazem lembrar pérolas e, por isso, eu lhe chamo, o arbusto das pérolas.

 

 

 A camarinheira, cheia de drupas - as nossas pérolas

 

 

É só apanhar as camarinhas e, comer ou oferecer

 

Em Adrão, pela serra de Soajo, nas minhas Montanhas Lindas, não me recordo de ver camarinhas, embora até acredite que houvesse, por lá, alguma camarinheira, algures, entre as carrascas, as ericas.

Já me fartei de ver camarinhas, algures, pela costa alentejana pois recordo bem as pérolas mas, quando me falaram em camarinhas, não sabia o que era. Desconhecia o nome mas, sempre que via as drupas, armadas em pérolas brancas, não lhes ligava nada. Para mim, frutos silvestres, são como os cogumelos, os cagordos ou machouchos de Adrão. Sei que há um que posso comer à vontade, os outros que por lá há, até podem ser os melhores do mundo mas, no entanto, não contem comigo para os comer. Nem que sejam trufas!

 

 

As trufas com os instrumentos para as sacar do subsolo. Como vêm, este mundo é cheio de maneirismos, até a ferramenta para sacar as trufas, é à maneira. Entra o porco adestrado e, detectada a coisa, aí vai pá! Toca a escavar! Claro que terão de pagar um quinhãozito ao porco, senão ele diz: "procura-as tu"! Agora também há cães treinados para a "caça" à trufa. Penso que o cão, menos exigente que o porco, deve contentar-se com uma ou duas bolinhas de granulado. Os cães que são treinados para a trufa são treinados como os seus parceiros da droga

 

 

Truffe noire du Périgord. Consta ser a mais apreciada, em França e Espanha

 

As trufas são um túbero que nasce sob os solos a cerca de 40 cm, junto de carvalhos, castanheiros, nogueiras, ... e são procuradas porque são muito apreciadas pelo seu aroma. Segundo o meu amigo Luis Perricho, o kg de trufas, em França, ronda os 700 a 1.000 euros. Mas há por aí informação de que, trufas brancas de Alba, uma região italiana, entre Milão e Turim, acho eu, já foram leiloadas trufas abaixo do kg, por 100.000 ou mais dólares. As trufas, podem ser o melhor petisco do mundo mas, mesmo assim, só de olhá-las, eu fujo! Vale mais ficarmos pelas camarinhas. Mesmo assim, cuidado! Eu só comi duas!

Sagres, a beleza dos mares que enfeita o rio Tejo para alegrar o Ventor, nas suas caminhadas

publicado por Ventor às 19:40